Entregas em 1-2 dias úteis
3 Anos de Garantia

Ver mais artigos

Smartphones do futuro: Desde a inteligência artificial ao controlo através do pensamento


Os rápidos avanços tecnológicos ao longo da última década reinventaram radicalmente a nossa experiência com smartphones e, com a constante inovação, continuaremos a assistir a diversas transformações no atual conceito do smartphone.

Aqui deixamos um apanhado de cinco tendências que prometem moldar o futuro dos smartphones.

 

Gestão da energia da bateria com recurso a IA

A duração da bateria continua a ser uma preocupação para os utilizadores de smartphones em todo o mundo. Com a incorporação da Inteligência Artificial (IA), essa preocupação poderá passar a ser uma coisa do passado.

Começam a surgir sistemas de gestão da energia da bateria que se podem adaptar, de forma dinâmica, aos comportamentos e preferências de cada utilizador. Estes sistemas podem prever padrões de utilização, encerrar processos em segundo plano desnecessários e otimizar as definições de brilho e conetividade, tudo em tempo real.

O resultado será uma maior duração da bateria sem a necessidade de baterias maiores ou mais densas, garantindo que o telemóvel se mantém ligado durante mais tempo com cada carregamento.

 

Ecrãs OLED dobráveis

Estes ecrãs não são apenas flexíveis; combinam o melhor de dois mundos - ecrãs de grandes dimensões (para experiências mais envolventes) e formatos compactos (para maior portabilidade). Empresas como a Samsung e a Huawei já introduziram a tecnologia nos seus equipamentos, ao contrário da Apple, conhecida por definir novas tendências, que ainda não lançou um dispositivo com ecrã dobrável. No entanto, os rumores não param e especula-se que será apenas uma questão de tempo até a Apple revelar a sua própria versão desta tecnologia.

É seguro afirmar que, num futuro próximo, iremos contar com equipamentos dobráveis mais duradouros, mais finos e mais económicos no mercado. A era de dobrar o smartphone e metê-lo no bolso não está longe!

 

Adeus ao cartão SIM físico, olá eSIM

O cartão SIM, uma relíquia dos primeiros tempos dos telemóveis, está prestes a ser eliminado, substituído pelo eSIM (embedded SIM). Os eSIMs são chips reprogramáveis incorporados diretamente no dispositivo, eliminando a necessidade de um chip físico. Esta transição oferece inúmeras vantagens: desde simplificar a configuração do dispositivo e facilitar a mudança de operadora, como até abrir caminho para designs ainda mais elegantes, à prova de água e de poeira, uma vez que deixará de existir a bandeja removível onde colocamos o cartão.

 

5G e mais além: O aparecimento da tecnologia 6G

A revolução do 5G, ainda bastante recente, promote aumentar drasticamente as velocidades de download e upload, conecções mais estáveis e menor latência. No entanto, o mundo da tecnologia não é de descansar sobre os louros. As conversações preliminares e a I&D sobre o 6G já começaram. Embora ainda esteja a dar os primeiros passos, o 6G irá ser integrado na nossa vida quotidiana, proporcionando uma menor latência e onde possivelmente iremos assistir a velocidades de terabytes por segundo, dando início a uma era de conetividade verdadeiramente omnipresente.

 

 

Smartphones controlados pelo pensamento: Uma realidade ou apenas ficção científica?

A ideia de controlar dispositivos com os nossos pensamentos parece saída diretamente de um filme de ficção científica. No entanto, com os rápidos avanços da tecnologia brain-computer interface (BCI), esta ideia tem vindo a aproximar-se da realidade.

É dificil imaginar um mundo onde não temos de tocar ou deslizar o ecrã para enviar uma mensagem ou reproduzir a nossa música favorita. Bastará apenas pensar no assunto e o smartphone responde. Por outro lado, o caminho para smartphones controlados pelo pensamento está repleto de desafios. No seu estado atual, a tecnologia BCI exige que os utilizadores se submetam a sessões de formação para a utilizarem eficazmente e, além disso, a ideia suscita grandes preocupações éticas e de privacidade. Com um dispositivo que pode literalmente "ler a sua mente", que medidas serão tomadas para proteger os dados do utilizador?

É provável que não vejamos smartphones controlados pelo pensamento nos próximos cinco anos, mas com o potencial da tecnologia para transformar as interacções entre humanos e dispositivos, é uma jornada que muitos acreditam que vale a pena enfrentar.

 

 

O futuro dos smartphones parece incrivelmente promissor, repleto de inovações que prometem tornar as nossas vidas mais fáceis, mais ligadas e mais emocionantes. Com o avanço da tecnologia, a linha que separa a realidade da ficção científica começa a deixar de existir e não podemos deixar de ficar entusiasmados com o que o futuro nos reserva para a evolução do smartphone.