Entregas em 1-2 dias úteis
3 Anos de Garantia

Ver mais artigos

iOS da Apple cresceu 6% nos últimos anos


A rivalidade entre Apple e Android é antiga. Os dois sistemas operativos competem pela posição dominante no mercado dos smartphones. Mas, de acordo com as informações mais recentes, a Apple está a ganhar esta batalha, conquistando quota de mercado direta ao Android. 

Ao longo dos últimos cinco anos o sistema operativo móvel Android perdeu 8% da sua participação de mercado. Em comparação, o iOS da Apple cresceu 6,09%.

Apple está a conquistar mercado ao Android

Apple está a conquistar quota de mercado para a Android

Os dados surgem num relatório recente da empresa StockApps e revelam que a presença do sistema operativo Android caiu nos últimos cinco anos. Se em 2018 este sistema detinha 77,32% do mercado, em Janeiro deste ano o valor caiu para pouco mais de 69%. Apesar de ainda ser o sistema operativo móvel mais popular em todo o mundo, o Android perdeu 7,58% da sua presença no mercado. 

E, para quem é que o Android perdeu terreno? Exatamente, para o iOS da Apple. Este sistema operativo viu a sua participação passar de 19,4% para 25,49%, um ganho de 6,09%. Deste modo, uma grande parte da perda do Android representa o crescimento do iOS. 

Juntos, iOS e Apple dominam o mercado. Atualmente, 7 em cada 10 smartphones está equipado com um destes sistemas operativos. 

iOS domina no mercado norte-americano

O relatório revela ainda dados curiosos relativamente à dispersão geográfica dos sistemas operativos mais populares. Se na Europa o Android domina, a Apple é a rainha da América do Norte.

Apesar de ser mais usado na maioria dos países, a força geográfica do Android é variável. Se viajarmos até às regiões asiáticas ou à América do Sul, o sistema da Google está em 81% e 90% dos equipamentos. Pelo contrário, nestes locais, o iOS apenas está em 18% e 10% respetivamente. Já no continente africano o Android está em 84% dos smartphones e na Europa em 69,3%. 

Só na América do Norte e na Oceânia é que a Apple sai vencedora, com uma participação de 54% em ambos os mercados. O Android tem quase 45% e os restantes sistemas operativos menos de 1%.