Entregas em 1-2 dias úteis
3 Anos de Garantia

Ver mais artigos

Apple Watch: ative estas 5 funções e poderá salvar a sua vida!


É um smartwatch bonito, disso não há dúvidas. Mas é muito mais! Além das suas funções básicas, como ver as horas, acompanhar a sua forma física ou fazer chamadas, há algumas funcionalidades nos Apple Watch que podem ser consideradas um verdadeiro salva-vidas. Desde o primeiro modelo, em 2015, as novidades não pararam de chegar e uma das mais inovadoras foi incorporada no último modelo: deteção de acidentes. 

Apesar de ter um foco na saúde e no fitness, a verdade é que existem muitas funcionalidades que um relógio da Apple pode fazer. A cada versão lançada, assim como do seu sistema operativo, os utilizadores ganham novas ferramentas, proporcionando uma experiência de utilização mais rica. Por isso, reunimos uma lista de algumas funções que podem efetivamente salvar a sua vida e que deve, desde já, ativar. 

Funcionalidades do Apple Watch que podem salvar a sua vida

Quais as 5 funções do Apple Watch que deve ativar?

  • Informações médicas
  • A funcionalidade de Identificação Médica do iPhone e do Apple Watch permite inserir informações médicas pessoais fundamentais em caso de acidente ou alguma situação de urgência. Tipo de sangue, alergias, condições médicas, medicação habitual, contactos de emergência são apenas algumas das informações que pode inserir para serem consultadas. Um elemento relevante é o facto de estas informações serem facilmente acessíveis no Apple Watch, mesmo que este esteja bloqueado. 

  • Eletrocardiograma
  • Desde o Apple Watch Series 4 que é possível ativar a aplicação ECG. O que é isto? Em traços gerais, permite alertá-lo para um problema cardíaco potencialmente mortal medindo a atividade elétrica do seu coração para detetar irregularidades. Esta aplicação analisa os dados do sensor presente em todos os Apple Watch para obter o ritmo cardíaco e assim verificar se há alguma irregularidade. No caso de detetar algo fora do normal, informa de imediato o utilizador. 

  • Detetor de quedas 
  • Com o Apple Watch no pulso, o acelerómetro e o giroscópio incorporados têm a funcionalidade de detetar quando cair. Se o relógio se aperceber desta situação e o utilizador não confirmar que está tudo bem, seja porque não consegue levantar-se ou porque ficou inconsciente, é efetuada uma chamada para os serviços de emergência. 

  • Deteção de acidentes
  • Foi uma das principais novidades do Apple Watch Series 8: um detetor de acidentes que utiliza os sensores do relógio para detetar a ocorrência de um grave acidente de carro. Perante esta situação, o Apple Watch soará um alarme e apresentará no ecrã a Chamada de Emergência que pode ser efetuada ou cancelada pelo utilizador. No caso de ausência de resposta em 10 segundos, o Apple Watch contactará automaticamente os serviços de emergência locais e enviará a sua localização para os seus contactos de emergência. 

  • Oxigénio no sangue
  • Sim, o seu Apple Watch também pode monitorizar o seu nível de oxigénio no sangue. Para o fazer, basta apoiar o braço numa superfície plana e certificar-se de que o dispositivo está confortável, sem estar muito apertado no pulso. Após 15 segundos terá a informação dos níveis de oxigénio no sangue que, na maioria das pessoas, ronda os 95-100%. 

    Quais destas funcionalidades considerou mais importantes e quais as que já tinha ativadas no seu Apple Watch?