Entregas em 1-2 dias úteis
3 Anos de Garantia

Ver mais artigos

A queda do Android: iPhone da Apple conquista cada vez mais utilizadores


O ecossistema Android continua a ter uma expressão massiva em todo o mundo. No entanto, a troca do Android pelo iPhone e a lealdade ao sistema da Apple parecem ter cada vez maior destaque.

 

Um artigo recente da Counterpoint Research revela que a migração de utilizadores do Android para o iOS impulsionou a participação da Apple no mercado de smartphones nos Estados Unidos, mesmo com a contração global do mercado nos primeiros meses deste ano. Um novo relatório da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) reforça esta noção, destacando a notória migração dos utilizadores para a marca da maçã na última década.

 

A transição entre sistemas operativos é muitas vezes encarada como um desafio pelos proprietários de smartphones, levando a uma lealdade tenaz ao sistema operativo atual. Porém, nos últimos dois anos, observou-se um aumento na proporção de novos utilizadores de iPhone que antes utilizavam dispositivos Android, o que se deve ao contínuo investimento da Apple na facilitação da transição de Android para iOS, desenvolvendo aplicações específicas para esse fim. 

 

A aplicação "Move to iOS", permite uma migração sem complicações dos dados essenciais dos utilizadores, como contactos, mensagens, fotos e vídeos, contas de email, calendários e até mesmo aplicações gratuitas. Esta app foi desenhada para minimizar as dificuldades inerentes à mudança de ecossistema, suavizando a curva de aprendizagem para os novos utilizadores de iPhone.  Com estes esforços, a Apple tem conseguido atrair mais utilizadores do Android.

 

O CIRP examinou os dados de compras do iPhone nos últimos nove anos, considerando os smartphones que os compradores de iPhone possuíam antes de adquirir o seu novo aparelho. Descobriram que, de março de 2022 a março de 2023, 15% das pessoas que compraram um iPhone indicaram que migraram de um telefone Android, enquanto 83% permaneceram fiéis ao iPhone.

 

Em 2016, a taxa de compradores de iPhone provenientes do universo Android atingiu o seu pico, com 21%. Esta taxa tem vindo a reduzir progressivamente para 10% até Março de 2020. Desde então, temos observado um aumento gradual, atingindo o valor atual de 15%. Paralelamente, a taxa de utilizadores de iPhone que consistentemente adquirem novos iPhones tem aumentado, demonstrando a fidelidade dos utilizadores da Apple.

 

Contrariamente à situação de há 10 anos, hoje as alternativas ao Android e ao iOS são praticamente inexistentes. A Huawei, cujo sistema operativo HarmonyOS é a escolha de alguns utilizadores, não está incluída neste estudo, dado que se refere apenas aos EUA, ao contrário do que poderia acontecer na Europa.