Entregas em 1-2 dias úteis
3 Anos de Garantia

Ver mais artigos

O iPhone 14 Pro Max é caro, mas quanto custa realmente para a Apple?


Vamos falar sobre o iPhone 14 Pro Max? Este é o último modelo apresentado pela Apple em setembro de 2022, que marca o pináculo da tecnologia de smartphones.

Mas, como sempre, a discussão é sobre o preço. O iPhone 14 Pro Max é caro? A Apple apresentou-o com valores idênticos a gerações anteriores, mas será que a empresa está a ter lucro com este produto?

De acordo com a Counterpoint Research, o custo de produção de um iPhone 14 Pro Max de 128 GB é de cerca de 433 euros (464 dólares). O preço aumentou em relação ao modelo anterior devido a dois elementos: a câmara traseira de 48 MP e o novo ecrã, com suporte para o AOP. Por outro lado, a parte das comunicações ficou 13% mais barata, graças à massificação dos componentes para o 5G.

 

A análise apresentada não revela em detalhe o custo de cada componente, mas mostra claramente onde está a ser aplicado este aumento. Percebe-se logo à partida que fica 3,4% mais caro para a Apple fabricar este novo modelo do que o iPhone 13 Pro Max.

Alguns dos destaques do relatório da Counterpoint Research incluem o fato de que o SoC A16 Bionic, um dos componentes mais caros do iPhone, custa à Apple cerca de 11 dólares a mais por unidade do que o SoC A15 Bionic. A categoria geral de "processamento", que inclui o SoC A16 Bionic, representa agora 20% do custo total dos materiais. Além disso, os componentes criados pela própria Apple têm uma participação maior no custo geral da BoM (Bill of Material) do iPhone 14 Pro Max do que no iPhone 13 Pro Max.

Apesar de estarmos apenas a falar de custos de materiais, o valor apresentado fica muito abaixo do preço de venda ao público, que em Portugal é de 1.499 €. Este preço inclui o desenvolvimento, transporte, marketing e outros, mas ainda assim fica muito acima do custo de produção.

Em resumo, o iPhone 14 Pro Max é caro, mas isso não é novidade para ninguém. A Apple está a apresentar valores idênticos a gerações anteriores, mas isso não significa que não esteja a ter lucro com este produto. Em última análise, o preço é definido pelo mercado, e se as pessoas continuarem a comprar, a Apple vai continuar a vender.