Entregas em 1-2 dias úteis
3 Anos de Garantia

Ver mais artigos

Não caia no golpe do calendário: proteja-se contra o malware no iPhone


Hoje abordamos um assunto que tem incomodado muitas pessoas: o famoso "vírus do calendário do iPhone". Apesar do nome, não é exatamente um vírus, mas sim um spam que adiciona calendários falsos aos nossos dispositivos Apple, como iPhones, MacBooks e iPads. O resultado são notificações com eventos falsos que têm links suspeitos ou maliciosos.

Estas notificações são criadas para provocar curiosidade e um sentido de urgência, fazendo com que queiramos clicar e visualizar o que está a ser promovido. No entanto, clicar nesses links pode levar a malware no seu dispositivo ou a páginas de phishing, por este motivo, é importante não clicar nos links e evitar responder aos eventos clicando em aceitar, recusar ou talvez.

Nos iPhones, as configurações padrão permitem receber convites de qualquer pessoa, mesmo que não estejam na nossa lista de contactos, o que facilita a entrada de spam no nosso calendário. Qualquer utilizador de iPhone pode ser surpreendido com estes eventos estranhos no calendário, que têm origem numa combinação de engenharia social e código malicioso, por parte dos piratas informáticos.

Qual a origem origem destas ameaças?

1. Clicar sem querer num link malicioso em sites suspeitos, que podem estar disfarçados de captchas;

2. Receber e clicar num link de spam por mensagem de texto, vulgarmente disfarçado como seguimento de encomendas falsas.

É importante perceber que qualquer pessoa com o nosso endereço de e-mail pode enviar convites falsos com links infectados. 

Alguns passos importantes para evitar este tipo de situações:

1. Bloquear pop-ups no Safari: no iPhone ou iPad, em Definições > Safari, ativar a opção "Bloquear Pop-ups" e “Avisar em sites fraudulentos”. No Mac, estas opções estão em Safari > Preferências;

2. Evitar clicar em links desconhecidos ou abrir anexos em mensagens de texto ou e-mails suspeitos;

3. Alterar as configurações do calendário: desabilitar notificações de spam e não aceitar convites automaticamente;

4. Evitar partilhar o email: antes de dar o endereço de e-mail a alguém, considerar criar um e-mail secundário (ou "burner") para partilhar, que não esteja ligado à conta principal. Deste modo, os spams vão para este “burner” e não atrapalham os e-mails do dia-a-dia.

 

Ao seguir estas dicas, o risco de malware no calendário do iPhone pode ser reduzido significativamente. É importante permanecer atento e consciente das ameaças à segurança do seu dispositivo e tomar as medidas necessárias para o proteger contra spam e malware. A melhor forma de combater estas ameaças é através da prevenção e formação sobre segurança digital.