Entregas em 1-2 dias úteis
3 Anos de Garantia

Ver mais artigos

Apple e Samsung lideram vendas de smartphones em Portugal


No início deste ano comprou um smartphone Samsung ou um iPhone? Podemos dizer que tem um dos líderes de mercado em Portugal nas vendas de smartphones! A compra destes equipamentos cresceu 21% no primeiro trimestre de 2022 e Samsung e Apple lideram a tabela.

Apple e Samsung lideram em Portugal

 

Os dados dos primeiros três meses deste ano são claros: os portugueses estão a adquirir mais smartphones. Foram vendidos 680 mil smartphones, o que corresponde a um crescimento de 21% face ao mesmo período do ano passado. 

A Samsung confirma a liderança dos últimos anos, com uma quota de mercado de 47%, comparativamente com os 29% registados no primeiro trimestre de 2021. Estes dados correspondem a 316 mil unidades vendidas. 

Mas o aumento na venda de smartphones em Portugal também se deve à Apple. Samsung e Apple são as duas únicas marcas que crescem neste trimestre. A gigante norte-americana vendeu 110 mil unidades, aumentando a quota de mercado para 16%. 

Juntas, Samsung e Apple detêm agora 63% do mercado nacional em número de unidades. Se considerarmos a percentagem em valor, a quota de mercado é ainda superior: 76%. 

Xiaomi perde quota de mercado 

Nos últimos anos a Xiaomi vinha a registar um crescimento que foi interrompido no início de 2022. A tecnológica chinesa vendeu 146,8 mil smartphones, baixando a quota de mercado para 22%. No primeiro trimestre de 2021 detinha 27%, com 152,9 mil smartphones vendidos. 

Mas não é só a Xiaomi a perder terreno. Também a TLC e a Oppo venderam menos exemplares, e a categoria “Outros”, que junta as restantes marcas, perdeu número. 

Quais os modelos mais vendidos?

O top 5 dos smartphones mais vendidos entre Janeiro e Março deste ano também é liderado pela Apple e Samsung, como não podia deixar de ser. 

iPhone 13 e iPhone 13 Pro Max ocupam os dois primeiros lugares do pódio, seguidos pelo Galaxy A12. Em 4º e 5º lugar ficam o iPhone 13 Pro e o Galaxy A32. Pode comprar alguns dos modelos mais populares recondicionados e em excelente qualidade na iSell

Estes dados foram partilhados por Francisco Jeronimo Jerónimo, vice-presidente da IDC EMEA para a área de equipamentos.