Entregas em 1-2 dias úteis
3 Anos de Garantia

Ver mais artigos

Android vs Apple: O motivo para os modelos da Samsung depreciarem mais rapidamente


No que toca à depreciação dos smartphones, os modelos equipados com Android, particularmente os modelos Samsung, tendem a perder o seu valor mais rapidamente do que os produtos Apple. Com base num estudo realizado pela UpTrade, foi analisado o valor do modelo Samsung Galaxy S22, lançado em Fevereiro de 2022, que tinha um preço de lançamento de 799 dólares. Em Julho do mesmo ano, o seu valor em usado baixou para uma média de 469 dólares, o que significa uma desvalorização de 42% nos primeiros seis meses. Após isso, o modelo continuou a depreciar aproximadamente 6% por mês. Em comparação, o iPhone 13, lançado em Setembro de 2021, custava cerca de 474 dólares em comparação com o seu valor inicial de 800 dólares, o que representava uma depreciação de cerca de 40%.


Segundo os analistas da UpTrade, a procura de smartphones, é diluída pela vasta gama de fabricantes que oferecem equipamentos com o sistema operativo Android. Consequentemente, os dispositivos Samsung, apesar da sua tecnologia avançada, tendem a ter uma menor procura no mercado de usados do que os iPhones, que oferecem uma experiência de utilizador mais congruente devido ao rigoroso controlo da Apple sobre o seu hardware e software. Um relatório da IDC mostra também que só a Samsung produziu mais de 260 milhões de smartphones em 2022, em comparação com 226 milhões de iPhones. No entanto, Mehedi Hasan, especialista técnico do blog TechiAid, acredita que a dispersão causada pela utilização do Android por vários fabricantes com especificações de hardware e software diferentes leva a uma diminuição do valor de revenda dos dispositivos Samsung em comparação com os iPhones.

 

 

Nicholas Sargent, um perito técnico e proprietário da start-up Defense Recorder, constatou que a Samsung está a fazer maiores progressos na inovação em comparação com a Apple. Isto torna os modelos mais antigos da Samsung relativamente mais obsoletos em comparação com os mais recentes, apoiando ainda mais a sua depreciação.


Importa notar que estes dados são provenientes do mercado americano e podem diferir da Europa. Contudo, é seguro dizer que a Apple tem uma taxa de depreciação significativamente inferior à Samsung, na grande maioria dos mercados.