Todos concordamos: não há nada mais chato do que ter um smartphone lento. Das 3 horas que passamos em média a olhar para o nosso telemóvel, seja a trabalhar ou em lazer, queremos que este funcione a 100% de forma rápida.
Mas, com o passar do tempo e da utilização, os smartphones começam a ficar mais lentos, seja por falta de espaço, por falta de atualizações recentes ou apenas por excesso de apps.
Para resolver este problema reunimos 7 dicas práticas que funcionam em qualquer smartphone, seja qual for o sistema operativo, e que vão garantir que terá um aparelho mais rápido e eficaz.
1 - Reinicie!
Quantas vezes reiniciou o seu smartphone nos últimos 6 meses? Tal como qualquer dispositivo eletrónico, o seu telemóvel também precisa de ser reiniciado de vez em quando para que seja feito um reset às aplicações abertas, mas também à cache e à memória.
2 - Tem animações de fundo de ecrã ou transição? Desligue-as
Este tipo de animações de ecrã ou de transição entre apps pode deixar o seu smartphone mais lento. Reduza ou desligue as animações nas configurações para ter um dispositivo mais rápido.
3. Verifique a sua versão
Muitos smartphones estão configurados para atualizarem automaticamente, mas isto nem sempre acontece. Vá às definições do seu telemóvel e verifique qual a versão que tem e se há novas atualizações. As versões mais antigas por vezes causam problemas de lentidão.
4. Verifique o espaço livre
Quanto espaço tem livre no seu smartphone? Verifique o espaço usado em aplicações e ficheiros, elimine o que não usa há muito tempo e também as funções em utilização em segundo plano.
5. Faça um backup de ficheiros para o computador
Há ficheiros que não precisa com regularidade no seu smartphone? Então pode eliminá-los, fazendo um backup para um computador ou dispositivo externo. Assim estará a poupar espaço e vai deixar o telemóvel mais rápido.
6. Avalie as últimas apps que instalou
Por vezes instalamos aplicações que nunca utilizamos. Nas definições do seu telemóvel pode consultar a regularidade com que usa uma aplicação e avaliar se vale a pena mantê-la a ocupar espaço - e velocidade - no seu smartphone.
7. Restaure as definições originais
Esta é a dica de último recurso: se nenhuma das opções anteriores transformou o seu telemóvel no supra-sumo da velocidade, equacione restaurar as definições de fábrica, removendo todos os dados.