Entregas em 1-2 dias úteis
3 Anos de Garantia

Ver mais artigos

Como deixar o teu smartphone mais rápido: 7 dicas práticas


Todos concordamos: não há nada mais chato do que ter um smartphone lento. Das 3 horas que passamos em média a olhar para o nosso telemóvel, seja a trabalhar ou em lazer, queremos que este funcione a 100% de forma rápida. 

Mas, com o passar do tempo e da utilização, os smartphones começam a ficar mais lentos, seja por falta de espaço, por falta de atualizações recentes ou apenas por excesso de apps. 

Para resolver este problema reunimos 7 dicas práticas que funcionam em qualquer smartphone, seja qual for o sistema operativo, e que vão garantir que terás um aparelho mais rápido e eficaz.

 

Como deixar o smartphone mais rápido 

1 - Reinicia!

Quantas vezes reiniciaste o teu smartphone nos últimos 6 meses? Tal como qualquer dispositivo eletrónico, o teu telemóvel também precisa de ser reiniciado de vez em quando para que seja feito um reset às aplicações abertas, mas também à cache e à memória. 

2 - Tens animações de fundo de ecrã ou transição? Desliga-as

Este tipo de animações de ecrã ou de transição entre apps pode deixar o teu smartphone mais lento. Reduz ou desliga as animações nas configurações para teres um dispositivo mais rápido. 

3. Verifica a tua versão

Muitos smartphones estão configurados para atualizarem automaticamente, mas isto nem sempre acontece. Vai às definições do telemóvel e verifica qual a versão que tens e se há novas atualizações. As versões mais antigas por vezes causam problemas de lentidão. 

4. Verifica o espaço livre

Quanto espaço tens livre no teu smartphone? Verifica o espaço usado em aplicações e ficheiros, elimina o que não usas há muito tempo e também as funções em utilização em segundo plano. 

5. Faz um backup de ficheiros para o computador

Há ficheiros que não precisas com regularidade no teu smartphone? Então podes eliminá-los, fazendo um backup para um computador ou dispositivo externo. Assim estarás a poupar espaço e vais deixar o telemóvel mais rápido. 

6. Avalia as últimas apps instaladas

Por vezes instalamos aplicações que nunca utilizamos. Nas definições do telemóvel podes consultar a regularidade com que usas uma aplicação e avaliar se vale a pena mantê-la a ocupar espaço - e velocidade - no smartphone.

7. Restaura as definições originais

Esta é a dica de último recurso: se nenhuma das opções anteriores transformou o teu telemóvel no supra-sumo da velocidade, equaciona restaurar as definições de fábrica, removendo todos os dados.